data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Neste domingo ocorre a apresentação oficial do castramóvel para a comunidade santa-mariense. No dia, a partir das 16h, vai ocorrer uma solenidade na Praça do Mallet com a presença de representantes do Executivo municipal e demais pessoas que contribuíram com o projeto. Também estarão presentes as Organizações Não-Governamentais (ONGs) que vão auxiliar com o serviço.
Além de conhecer o trailer adaptado, que será utilizado para castração e microchipagem de cães e gatos no município, a população também poderá conferir brechós e doar ração para as ONGs presentes.
INÍCIO DO SERVIÇO
A primeira cirurgia no castramóvel já tem data marcada. Na próxima quarta-feira, a partir das 8h30min, o trailer estará na sede do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChq) da Brigada Militar, na Rua Venâncio Aires, no Bairro Noal, para os primeiros procedimentos de retirada do útero e do ovário das fêmeas (ovariohisterectomia).
Hospital Regional faz primeira captação de órgãos
Neste primeiro momento, o serviço será voltado apenas para as famílias que possuem um grande quantitativo de animais (superior a 20) e estão cadastradas na prefeitura. Além do Noal, também serão feitas esterilizações de pets deste grupo nos bairros São José, Nova Santa Marta e Nossa Senhora Medianeira e no distrito de Boca do Monte.
MAIO
A partir de maio começam as castrações de cães e gatos que foram cadastrados previamente na prefeitura (402). Com os cadastros realizados, as cirurgias estão garantidas até fevereiro de 2023. A previsão é que 86 castrações sejam feitas por mês, totalizando mais de 1 mil esterilizações no período de trabalho previsto (10 meses).
O restante dos animais que devem passar pelo procedimento serão encaminhados pelas três ONGs cadastradas na prefeitura: a Associação dos Amigos Protetores dos Animais de Santa Maria (Aapasm), a Somos Pet e o Clube Amigos dos Animais.
Ano já registra 18 assassinatos, crescimento de 157% em relação ao primeiro trimestre de 2021
O cronograma para o restante dos pets da comunidade e para as ONGs será divulgado mensalmente e as cirurgias devem ocorrer em dois dias da semana.
ORIENTAÇÕES
Todas as famílias inscritas devem apresentar, no dia marcado para a cirurgia do pet, os seguintes itens:
- Antibióticos e anti-inflamatórios
- Colar elizabetano ou roupa de proteção pós-cirúrgica
A superintendência de Bem-Estar Animal está entrando em contato com as famílias cadastradas pelo telefone (55) 3921-7138 para marcar o dia e horário da cirurgia, assim como, explicar as orientações para compra dos materiais acima.